Depressão Sazonal: uma verdade escondida?
- geralmomentumconce
- 30 de out. de 2024
- 2 min de leitura

A mudança de estação do ano, os dias cinzentos, mais frios, mais curtos e com menos exposição solar podem impactar a saúde mental das pessoas, gerando sintomas de depressão. Contudo, neste caso, podemos estar a falar de Depressão Sazonal.
A Depressão Sazonal está incluída na Perturbação Depressiva Major, partilhando assim alguns sintomas com a mesma, no entanto, é limitada no tempo e surge por norma no outono e inverno, fruto das alterações climáticas. Esta pode interferir no dia a dia da pessoa.
Qual a principal causa da Depressão Sazonal ?
A principal causa apontada para a Depressão Sazonal é a redução da exposição solar nas estações do ano onde a mesma ocorre. A menor luminosidade nos nossos dias resulta numa diminuição na produção da serotonina, conhecida como a hormona da felicidade, afetando assim negativamente o nosso humor. É apresentada também uma alteração nos níveis de melatonina, hormona responsável pelo sono, sendo que o aumento da produção de melatonina irá originar fadiga e falta de energia, sintomas estes presentes na depressão. O ritmo circadiano pode também sofrer alterações fruto da redução da luz solar nos meses mais frios.
Quais os sintomas manifestados na Depressão Sazonal ?
Os sintomas variam de pessoa para pessoa e normalmente diminuem com o término do inverno e com o aumento da exposição solar. Ainda assim, é importante salientar que mesmo não sendo muito comum, este tipo de depressão pode também ocorrer na primavera e no verão.
Os sintomas da Depressão Sazonal são semelhantes aos da depressão comum, variam na sua intensidade e gravidade e são limitados no tempo. Assim, pode ser manifestado/a:
Tristeza frequente;
Perda de energia;
Perda do interesse em atividades que geravam prazer;
Sonolência e dificuldades em dormir;
Irritabilidade;
Ansiedade;
Alterações no apetite;
Dificuldades de concentração;
Isolamento social.
Como prevenir a Depressão Sazonal ?
Na verdade, conseguimos alterar as condições climatéricas da estação e somos obrigados a lidar com os dias chuvosos e frios. Mesmo assim, é importante fazer um esforço para não ceder á falta de vontade e apatia. Deste modo, é importante aproveitar ao máximo a exposição solar e adotar um conjunto de estratégias que previnam a depressão sazonal, tais como:
Realizar atividades e passeios ao ar livre;
Praticar exercício físico ao ar livre;
Fazer caminhadas matinais;
Abrir as cortinas das janelas de casa para que receba o máximo de luz natural;
Acordar cedo para aproveitar a luz natural;
Manter uma alimentação equilibrada;
Manter uma boa higiene do sono.
Mesmo adotando algumas das estratégias referidas, alguns sintomas podem persistir, sendo por isso estritamente necessário o acompanhamento psicológico com um profissional especializado, para que seja possível promover a autorregulação emocional, tendo em consideração sempre as especificidades e história de vida da pessoa.
Autora: Joana Fernandes | Psicóloga Clínica (CP 29904)
留言