Uma carta de amor para ti ...
- geralmomentumconce
- 13 de fev. de 2025
- 2 min de leitura

Querida pessoa,
Estando nós no mês do amor, mais precisamente no Dia de São Valentim, quero-te transmitir uma mensagem não sobre o amor ao outro, mas sobre aquele tipo de amor que deveria prevalecer na tua vida: o amor próprio.
Quero lembrar-te que és especial, que tens valor exatamente como és! Mesmo nos dias em que duvidas de ti próprio, mesmo quando a tua mente te faz duvidar da tua capacidade, acredita que dentro de ti reina toda a sabedoria e competência para alcançares aquilo que pretenderes para tua vida.
Tu és merecedor do teu amor, do teu cuidado e reconhecimento! Amares-te a ti mesmo não é uma meta, mas sim um processo, um caminho que percorres diariamente.
Nos momentos “gloriosos” é mais fácil sentires-te bem com as tuas conquistas, mas e nos dias mais cinzentos e de maior insegurança? Tens por hábito trazer à tua consciência aquilo que já conseguiste alcançar ao longo do teu percurso de vida, a tua força e capacidade? Nesses momentos, és gentil contigo próprio tal como serias com uma pessoa especial para ti?
O amor próprio não significa sentires-te bem a toda a hora, mas sim tratares-te com amor, gentileza nos momentos em que as coisas não correm como gostarias. Não é um ato de egoísmo, mas sim de reconhecimento do teu valor, da tua força e capacidade, independente das vicissitudes da vida. É a base que fortalece a nossa confiança e nos dá a coragem para seguir os nossos sonhos. Ele não surge da perfeição, mas da aceitação de quem somos, com todas as nossas imperfeições e falhas.
Amares-te é o mais importante para viveres uma vida autêntica e feliz. Ao te amares genuinamente, amarás o outro com todo o teu potencial.
Sei que este processo de autoconhecimento não é fácil e que talvez tragas toda uma bagagem de insegurança, medos, e falta de autoconfiança, mas não precisas de iniciar o teu caminho de autodescoberta sozinho! Procurar ajuda terapêutica é um ato de cuidado para contigo próprio, é colocares a tua saúde mental como prioridade, pois as tuas necessidades emocionais importam! Ter alguém para nos ouvir, orientar e ajudar a organizar o que sentimos pode ser transformador. A terapia é um espaço seguro onde podes explorar quem és, compreender as tuas emoções e construir um relacionamento mais saudável contigo mesmo(a).
E nunca te esqueças… seja em momentos mais fáceis ou em momentos mais desafiadores da tua vida, tu tens valor, tu és capaz, tu és incrível, tu consegues coisas maravilhosas, tu mereces amor e o teu autocuidado! Basta acreditares em ti!
Com todo o carinho,
Joana Fernandes | Psicóloga Clínica




Comentários